sábado, 1 de maio de 2010

Salve Malungos - Primeira Semana da Consciência Negra


A intenção de realizar o evento veio da necessidade de se discutir e notabilizar a amplitude da questão racial brasileira, que apesar de não haver escassez na produção científica acerca do assunto, esta é insuficientemente debatida pela sociedade como um todo, acarretando, assim, na perpetuação de sensos comuns depreciativos e na naturalização da problemática que envolvem a relação entre negros e brancos.
Priorizamos como público-participante do nosso evento alunos e professores de três escolas públicas de ensino médio das imediações da USP Leste (E.E. Jornalista Francisco Mesquita; E.E. Professora Leonor Rendezi e E.E. Dom Miguel Cervantes y Saavedra) que juntos somaram cerca de 1300 pessoas no decorrer de três dias de evento. A apropriação do espaço universitário por esses alunos, além de estimulá-los implicitamente a galgarem patamares educacionais maiores, serviu para depará-los com a questão racial que, infelizmente, é tratada superficialmente nas escolas, contrariando a lei 10.639 que obriga os estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.
Dada a relevância do papel dos educadores na aplicação dessa lei, a Primeira Semana da Consciência Negra USP Leste serviu, entre outras coisas, para sensibilizar os professores da rede pública de ensino quanto a dimensão do impacto ideológico negativo que a educação possui quando não contempla a trajetória e a diversidade cultural dos diversos povos e etnias que ajudaram compor nosso país.
Consideramos positivo o resultado dos debates, oficinas e intervenções culturais, pois começamos a germinar uma discussão que toca em feridas não cicatrizadas da nossa sociedade. Somente trazendo esse assunto para pauta cotidiana poderemos questionar e re-significar o mito da Democracia Racial vigente que apenas serve para abrandar as tensões causadas pelo racismo de uma classe dominante, naturalizando, assim, a condição social imensamente desfavorável pela qual a etnia negra vive até os dias atuais.

Nossos agradecimentos a todos e todas que nos ajudaram direta e indiretamente para construção da I Semana da Consciência Negra.

Maria de Laia - CONE
Professor José Renato Araújo - EACH
Afro X - Rapper

Professor José Carlos Vaz - EACH
Tio Pac - Cineasta
Emerson Alcalde - Poeta, Cia Extremos Atos
Rodrigo Ciriaco - Poeta da Cooperifa
James Bantu - Grupo Denegri
Trupe Arruacirco - Teatro, circo e dança.
Maracatu Cia Poto de Luanda

Professora Dilma de Melo Silva - NEINB
Ana Carolina Galvão
Robson Cupertino

Professor Dennis de Oliveira - NEINB, CELACC
Ju Colombo - Atriz, TV Cultura

Juninho - Círculo Palmarino
Ed - Grupo Pretologia (Rap)
Assis Aparecida
Casa do Hip Hop Cidade Tiradentes


AXÉ
Coletivo Malungo

Nenhum comentário:

Postar um comentário